quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rio+20: nossa seleção dos melhores sites sobre a conferência

((o)) eco
http://www.oeco.com.br/noticias/25956-rio20-nossa-selecao-dos-melhores-sites-sobre-a-conferencia?utm_source=newsletter_379&utm_medium=email&utm_campaign=as-novidades-de-hoje-em-oeco


Falta pouco menos de dois meses para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Para ajudar o leitor de Oeco a se manter por dentro dos debates e preparativos, produzimos uma lista com os melhores sites sobre o assunto. 

Radar Rio+20 é um site feito pelo Instituto Socioambiental e apresenta a Conferência de maneira simples. Estão armazenadas as principais notícias do dia sobre a conferência, além de cartilha para download. O site oferece resumos para todos os principais temas em debate na conferência. Cada um deles tem uma bibliografia com link para os textos usados como fonte

USP Rio+20: Contribuições à Conferência das Nações Unidas. O mais importante dessa página são as teses e dissertações reunidas com temas que tratam dos assuntos da Rio+20. Os trabalhos foram defendidos entre 1992 e 2011. Há também artigos de especialistas da USP sobre outros temas da Conferência, como economia verde e agenda 21. 

O jornal carioca O Globo está investindo pesado na cobertura da Conferência. Basta olhar a edição diária do jornal para ver o destaque que o assunto está tendo nas suas edições. No link na editoria de economia há matérias, vídeos e fotos sobre o evento. 

O blog “entre colchetes”, da Folha de S. Paulo, é dedicado à cobertura dos bastidores da Conferência. Escrito pelo repórter Claudio Angelo, pretende traduzir a linguagem da diplomacia ambiental para o português. Faz parte da página especial da Folha de S. Paulo sobre a Conferência.

Estadão também criou sua página. Uma parte interessante é a possibilidade de pesquisar as notícias da Rio 92 no arquivo.

O site da revista Veja criou uma página especialmente dedicada ao assunto. Oferece matérias do arquivo digital sobre todos os encontros internacionais da ONU desde a Rio 92 até a Rio+20. Lá estão disponíveis documentos do Fórum Rio+5 e da Rio+10 (em Joanesburgo, 2002).

O programa da Globonews Cidades e Soluções, comandado pelo jornalista André Trigueiro, fez um especial sobre a opinião de jornalistas que cobriram a RIO 92. Vale a pena ver. Outra edição disponível na internet reúne a opinião de especialistas sobre a Rio+20

E você leitor, gostou da seleção? Tem outros bons sites a acrescentar a essa lista?
 

Nenhum comentário: