TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
para sociedades sustentáveis
e de responsabilidade global
para Sociedades Sustentáveis
e Responsabilidade Global
versão Observare (2020)
- versão Rio20 (2012)
[download]
7º Encontro da REBEA
Salvador, 2012
Fórum Social Mundial
Porto Alegre, 2013
.............................................................
pdf pra dowload
https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fsecad%2Farquivos%2Fpdf%2Feducacaoambiental%2Ftratado.pdf
site oficial
http://tratadoeducacaoambiental.net/Jornada///Home_pt.html
http://tratadodeea.blogspot.com.br/
wiki
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ambiental_para_Sociedades_Sustent%C3%A1veis_e_Responsabilidade_Global
vídeo
*
Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
Este
Tratado, assim como a educação, é um processo dinâmico em permanente
construção. Deve portanto propiciar a reflexão, o debate e a sua própria
modificação.
Nós,
signatários, pessoas de todas as partes do mundo, comprometidos com a
proteção da vida na Terra, reconhecemos o papel central da educação na
formação de valores e na ação social. Comprometemo-nos com o processo
educativo transformador através de envolvimento pessoal, de nossas
comunidades e nações para criar sociedades sustentáveis e eqüitativas.
Assim, tentamos trazer novas esperanças e vida para nosso pequeno,
tumultuado, mas ainda assim belo planeta.
Introdução
Consideramos
que a educação ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa é um
processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as
formas de vida. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a
transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela
estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente
equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e
diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva em nível
local, nacional e planetário.
Consideramos
que a preparação para as mudanças necessárias depende da compreensão
coletiva da natureza sistêmica das crises que ameaçam o futuro do
planeta. As causas primárias de problemas como o aumento da pobreza, da
degradação humana e ambiental e da violência podem ser identificadas no
modelo de civilização dominante, que se baseia em superprodução e
superprodução e superconsumo para uns e em subconsumo e falta de
condições para produzir por parte da grande maioria.
Consideramos
que são inerentes à crise a erosão dos valores básicos e a alienação e a
não-participação da quase totalidade dos indivíduos na construção de
seu futuro. É fundamental que as comunidades planejem e implementem sua
próprias alternativas às políticas vigentes. Dentre essas alternativas
está a necessidade de abolição dos programas de desenvolvimento, ajustes
e reformas econômicas que mantêm o atual modelo de crescimento, com
seus terríveis efeitos sobre o ambiente e a diversidade de espécies,
incluindo a humana.
Consideramos
que a educação ambiental deve gerar, com urgência, mudanças na
qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como
harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida.
Princípios da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
1) A educação é um direito de todos; somos todos aprendizes e educadores.
2) A educação ambiental deve Ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não-formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
2) A educação ambiental deve Ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não-formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
8) A educação ambiental deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os níveis e etapas.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário