A Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA) vem a público manifestar-se acerca do debate sobre a rede/aliança Planetária do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global (TEA) com algumas ponderações. Esclarecemos que realizamos uma reunião presencial e posteriormente consolidamos este documento por meio da lista de discussão online.
Compreendemos
que a REMTEA tem o TEA como princípio de nossa existência e por isso, o
TEA está presente em nossas lutas cotidianas. Mato Grosso tem o
ineditismo em adicionar os princípios do TEA no Plano Decenal de
Educação de MT e também na Lei Estadual 7888, ora em trâmite para
aprovação após ampla participação dos educadores ambientais que
participam da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA). A
REMTEA abarca o Coletivo Jovem em sua estrutura, e juntos, temos
consolidado propostas do TEA no atual Plano Estadual de Educação e
Direitos Humanos, que aguarda a audiência pública para ser aprovada em
todo território mato-grossense.
A
REMTEA, conjuntamente com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do
Centro-Oeste (CJCO), já promoveram um encontro especial para debater o
TEA em 2007, na ocasião também possibilitando o encontro da REBEA como
evento satélite da programação. Realizamos fórum popular, colóquios de
estudos, intervenções nas escolas, introduzimos a temática no currículo
da Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nas Ciências
Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e também
produzimos diversos materiais relacionados, inclusive um vídeo que
tornou-se marca nacional do TEA.
A
REMTEA também compreende que uma rede tem uma estrutura horizontal de
tomadas de decisão, na dinâmica da policefalia e autonomia que não se
atrela a uma decisão central, mas que estimula que as redes temáticas ou
regionais tenham liberdade na atuação, desde que os princípios estejam
em consonância com os TEA e com as orientações existenciais das
políticas da própria REMTEA.
Neste
sentido, acatamos a decisão de que uma rede assuma a direção dos
encaminhamentos da construção da Rede Planetária (gostamos mais de REDE
do que aliança), e apoiamos que todas as redes nas estruturas da REBEA
protagonizem o TEA. Neste caso específico estamos considerando que a
Rede Paulista de Educação Ambiental (poderia ser a fluminense, goiana ou
acreana, entre tantas outras) continue no protagonismo já
iniciado. Lançamos nossas manifestações de agradecimentos e ad-miração
pelas belas frentes e parabenizamos todxs aquelxs que lutam pelo
fortalecimento do TEA em todas as idades, níveis, espaços ou contextos
sem estabelecer competições regionais ou de outra ordem, mas
identificando os parceiros à trajetória adiante.
Finalizamos
considerando que geralmente as redes de educação ambiental são movidas
pelo entusiasmo de seus militantes e que há pouco ou nenhum orçamento
para participação em reuniões, congressos ou eventos. Neste contexto,
fortemente recomendamos que o fortalecimento do TEA consiga incluir, na
medida do possível, as passagens e hospedagens dos diversos educadores
ambientais brasileiros, assegurando ampla participação democrática, a
exemplo do Encontro da Remtea em 2007. Se assim conseguirmos
concretizar, acreditamos na democracia do TEA para além de uma rede
regional, acolhendo o movimento nacional, quiçá internacional da própria
educação ambiental.
Cuiabá, 31 de outubro de 2012.
REMTEA*
Ana Tereza Barbosa
tecelã
*********
Secretaria Executiva REMTEA
Instituto de Educação - UFMT
3o. piso, sala 332
Av. Fernando Correa da Costa, 2367
Boa Esperança, Cuiabá, MT
78060-900
telefones: 55 65 3615 8443
BLOG - http://remtea.blogspot.com.br/
E-mail: remtea@ufmt.br
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